Completando três anos de promoção do acesso gratuito da população à cultura, o Memorial Edson Queiroz recebe exposição da Fundação Edson Queiroz que convida o público a respeitar a natureza contemplando a riqueza de aves do campus da Unifor.
O aniversário de três anos do Memorial Edson Queiroz, situado em Cascavel (CE), foi marcado com a realização da exposição fotográfica “Aves que Habitam o Campus”, iniciativa do Instituto Myra Eliane, gestor desse equipamento cultural, em parceria com a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). A programação foi realizada no dia 8 de novembro, com missa em ação de graças pelos três anos do Memorial Edson Queiroz na Igreja Matriz de Cascavel e prosseguiu com a abertura da exposição no Memorial para convidados. A mostra fica aberta ao público de 9 de novembro a 7 de dezembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 13h.
Três anos de valorização da cultura e história
A mostra reúne arte, ciência e preservação da natureza. “Estamos destacando a preservação em dois aspectos muito importantes. De um lado, as nossas aves como parte da nossa biodiversidade que se tornou uma causa mundial. De outro, o legado do visionário Edson Queiroz que mantemos vivo neste espaço e que se expande nas atividades culturais acessíveis a todos que promovemos aqui como motor de transformação social”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
Inaugurado em 7 de novembro de 2021, o Memorial Edson Queiroz atua mantendo a memória de Edson Queiroz em uma exposição permanente; promove acesso gratuito da população às exposições artísticas diversas que recebe e a outras atividades culturais; e representa um resgate e valorização da história de Cascavel, pois o prédio onde hoje é o Memorial já foi Câmara Municipal e Cadeia Pública. Tombado por lei municipal em 2009, o prédio estava em ruínas quando o Instituto Myra Eliane realizou a revitalização e estruturou o Memorial, preservando e ampliando o elo da comunidade com o local.
Aves cearenses
A exposição “Aves que Habitam o Campus” é uma imersão na beleza desses seres dotados de asas que são riquezas da biodiversidade do Ceará. As 32 fotografias exibem espécies vistas no campus da Unifor, em registros do fotógrafo Ares Soares, com curadoria de Claudio Sena, professor da Unifor. As imagens revelam detalhes da vida das aves, como movimentos, cores e interações que geralmente passam despercebidas na rotina.
As fotografias são acompanhadas por legendas que descrevem o nome científico e o nome popular de cada espécie, agregando um componente educativo e valorizando a fauna local. Essas informações foram elaboradas com a contribuição da professora Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifor.
Serviço
Exposição “Aves que Habitam o Campus”
Período da exposição aberta ao público: 9 de novembro a 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h; sábados, das 8h às 13h
Local: Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispin Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó. Cascavel (CE)
Informações, agendamento de escolas e grupos (a partir de 10 pessoas): contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339
Gratuito
Comentarios